segunda-feira, janeiro 29, 2007

Amigos amigos, política à parte

“Não existe solidariedade numa competição política." - Carlos Jeque.
Das doutices não se duvida: douta-se!

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Ignorância e analfabetismo causam pobreza

"Queiram ou não me apelidar de pessimista, a verdade é que os actuais índices de pobreza no país derivam, em grande medida, da ignorância agravada pelos altos índices de analfabetismo que ainda afectam a maioria da população moçambicana. (...) A chamada pobreza mental, que é a falta de conhecimento, não permite que as pessoas tenham a necessária capacidade de investigação para identificarem que coisas existem e que podem ajudar a combater a pobreza." - Monte Binga.
Das doutices não se duvida: douta-se!

terça-feira, janeiro 23, 2007

Um programa de respeito enunciado pelo Sr. Viana

Depois de criticar as ONGs estrangeiras por colocarem as nacionais em papel subalterno e de afirmar que o país não tem recursos financeiros suficientes para ajudar as nacionais, o Sr. José Ricardo Viana, presidente do Conselho de Direcção da LINK, disse que há, porém, vontade suficiente e recursos humanos e naturais capazes de "contribuirem positivamente no combate à pobreza absoluta, cumprir o desenvolvimento dos Objectivos do Milénio, Agenda 2025, Marp, combate ao HIV-SIDA e promover o direito do cidadão ao ARV" ("zambeze" de 18/01/07, p. 19).
Sim senhor, um programa de respeito este, cheio dos clássicos temas da moda, mesmo que não saibamos o que é o Marp e o ARV. Mas não precisamos de saber: se o Sr. Viana os anunciou, é porque eles existem e são dignos. E "prontos".
Das doutices não se duvida: douta-se!

domingo, janeiro 21, 2007

Democracia

"É a forma mais directa de participar nos processos políticos" - Edson Macuácua, secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda do partido Frelimo, a propósito da obrigatoriedade de os membros do partido serem doravante obrigados a votar nas eleições nacionais.
Das doutices não se duvida: douta-se!

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Universidades

"Termino apelando aos meus compatriotas um estudo e reflexão daquilo que fazemos. Não nos enganemos a nós próprios com diplomas falsos e títulos de doutores sem doutoramento e com a criação em cada província de uma universidade sem mínimas condições e requisitos do ensino superior. O processo de erradicação do analfabetismo e da formação de quadros não se faz às correrias." - Gabriel Simbine in "Notícias".
Das doutices não se duvida: douta-se!

sábado, janeiro 13, 2007

População assume

"O SECRETÁRIO do Comité Central do partido Frelimo para a mobilização e propaganda, Edson Macuácua, disse que a população assume as decisões do Nono Congresso e está apostada no combate à pobreza."
Das doutices não se duvida: douta-se!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Estrangeiros

“Em Moçambique o número de possibilidades de negócio aumentou. Mas quem está a aproveitar essas oportunidades são estrangeiros. É inconcebível.” - Severino Ngoenha, filósofo.
Das doutices não se duvida: douta-se!

Pecado mortal adoecer em Lichinga

"É um pecado mortal adoecer em Lichinga, ainda que seja uma doença clinicamente menos grave, pois além de encontrar enfermeiros e técnicos embriagados e insensíveis, se depara com simples agentes de serviços com poderes bastantes para fazerem todo o tipo de chantagens e tratamento não autorizado pelos médicos e que, no fim, ninguém se responsabiliza."- Deodato Kualoka - Jurisfilósofo (sic).
Das doutices não se duvida: douta-se!

sábado, janeiro 06, 2007

Missionários

"Dizia um governante colonizador que "um missionário lhe valia mais de 1000 homens armados". Por outro lado um evangelho abrangente pode libertar a mente dos homens e equipá-los para uma libertação política, social, económica e religiosa total. Amen." -Marcos Macamo.
Das doutices não se duvida: douta-se!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Salve-se quem puder

"Hoje em dia já não há nenhum moçambicano que faz a vida a partir do seu ordenado mensal. Tudo é feito em esquemas. Esquemas de corrupção. Corrupção no sector público, corrupção no sector privado. Quer dizer vive-se ao estilo salve-se quem puder." - Miguel Mabote, presidente do Partido Trabalhista ("Notícias", 05/01/07, p. 4).
Das doutices não se duvida: douta-se!

2007: queremos um novo cemitério

Seis colunas ocupam a página do "Notícias" de hoje, com Marcos Macamo escrevendo que "esperamos" em 2007 um novo cemitério, para substituir o congestionado Lhanguene. E assevera: "O cemitério é o espelho da civilidade. É o lugar mais respeitado e considerado por alguns e venerado por outros. O cemitério é o lugar de honra e glória (..)" (edição de hoje, 05/01/07, p. 5)
Das doutices não se duvida: douta-se!

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Vocação primeiro, residência depois

Devemos ter um médico em casa distrito, a vocação tudo vence. "Portanto, a vocação ultrapassa a falta de uma residência condigna. Quando é a vocação em primeiro lugar, o serviço é que conta e o pobre grita de alívio. Que se aponte o médico ao distrito primeiro e a habitação condigna. Deus atravez do seu povo providenciará." - Marcos Macamo, O que esperamos em 2007: um médico por distrito, "Notícias" (04/01/07), p. 5.
Das doutices não se duvida: douta-se!

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Ainda há pessoas honestas

"O moçambicano, na sua luta pela sobrevivência, desdobra-se incansavelmente na busca do pão de cada dia. Ainda há pessoas que pautam pela honestidade e dedicação ao trabalho, para conseguir algo para dar à sua família." - Jurino Salé, O sacrifício das vendedeiras de "magumba" ("Notícias", 03/01/07, p. 5).
Das doutices não se duvida: douta-se!

terça-feira, janeiro 02, 2007

Partido marxista retardado

"Penso eu que o Marxismo comporta múltiplos princípios que se sintetizam em definitivo numa só frase: "temos razão para nos revoltarmos"! pela prática não será também a Renamo um partido marxista retardado que destrói sem raciocínio?" - João Bruno de Morais em "Notícias" (02/01/07, p. 5).
Das doutices não se duvida: douta-se!

Os mais velhos

"Portanto, os jovens precisam reconhecer o papel dos mais velhos na educação moral. Aristóteles também defendia o diálogo, porque o discípulo tem a oportunidade de colocar dúvidas ao mestre" - Albino Majate, que no "Notícias" se identifica como eticista (sic) e teólogo (edição de hoje, 02/01/07, p. 5).
Das doutices não se duvida: douta-se!

Perdedores mal-agradecidos

Depois de afirmar, nas palavras do "Notícias", que "a democracia só é sustentável com o diálogo e a tolerância entre todos os actores políticos e a sociedade civil, de um modo geral" (sic), o sociólogo José Lopes enunciou a seguinte máxima: "O grande problema em África é que os perdedores nunca aceitam que perderam" ("Notícias" de hoje, 02/01/07, p. 3).
Das doutices não se duvida: douta-se!